domingo, 5 de fevereiro de 2012

curso de música em campinas

O Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes” (Cemmaneco), ligado à Secretaria Municipal de Educação de Campinas, abriu inscrições na quarta-feira (1º) para cursos gratuitos de música, oferecidos a alunos de 6 a 18 anos. As matrículas vão até 15 de fevereiro.
As aulas são para vários instrumentos, além do ensino de teoria, canto, musicalização e prática, preferencialmente a alunos da rede municipal de ensino. Caso sobrem vagas, serão abertas para os outros estudantes em geral. A prefeitura não informou o número total de vagas disponíveis.

O objetivo é trabalhar e explorar a linguagem musical de forma autônoma e lúdica, para exercitar e incentivar a ação artística, cultural e ética dos alunos.
As inscrições devem ser feitas na sede do Cemmaneco, na Vila Marieta, de segunda a sexta-feira. Os interessados ou responsáveis deverão preencher uma ficha com os dados pessoais, a escola onde está matriculado, o endereço residencial e o instrumento de interesse.
Segundo a coordenadora do Centro de Música, Neiva Toledo, haverá um processo seletivo, com teste prático e teórico na segunda quinzena de fevereiro, com o intuito de apontar qual o nível de ensino em música o aluno possui, caso haja conhecimento. As aulas terão início no dia 1º de março.
Aulas
Os cursos oferecidos no Cemmaneco são: naipe de cordas - violão, violino, viola, violoncelo, baixo, piano; naipe de metal - trompete, trombone, tuba, trompa; naipe de madeiras - flauta transversal, saxofone, clarinete, além de teclado, teoria, coral, harmonia e história da música.
A duração é de quatro anos e o curso é composto por três encontros semanais, além de aulas de coral, teórica e prática do instrumento. Os alunos que estão em níveis avançados participam da Fanfarra Municipal de Campinas e da Orquestra Jovem, que se apresentam em vários eventos e comemorações oficiais da cidade.
Formação
O Centro também oferece formação aos professores da rede municipal de ensino em estudo e linguagem da música. Estes, por sua vez, desenvolvem atividades com os alunos nas escolas de educação infantil e ensino fundamental envolvendo coral, banda rítmica infantil, flauta doce, bandinha, violão, fanfarra, banda de tambor e educação musical.
A inserção da educação musical na disciplina de artes ocorre há anos na rede municipal e foi intensificada em 2008, em cumprimento a lei federal 11769/2008 que prevê o ensino de música na escola.
Parcerias
Desde 2011, o Cemmaneco, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMS) e a Associação de Apoio à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (Assinfocamp) desenvolvem uma parceria que prevê várias ações, entre elas os Concertos Didáticos, a participação em concertos oficiais da OSMC e em concertos especiais, doação de partituras e convites pela Orquestra, além de projetos especiais.
“Objetivamos com essa parceria democratizar e ampliar com igualdade de oportunidades o acesso à educação musical, no processo de ensino-aprendizagem da linguagem musical e em todas as dimensões que possam favorecer a educação plena do ser humano”, explicou Neiva Toledo.
O Cemmaneco atua também com o programa Mais Educação, que é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental da rede municipal oferecendo atividades diversas. Segundo a coordenadora do Centro de Música, os oficineiros que desenvolvem ações ligadas à música nas unidades escolares, passarão por formação para aprimorar os conhecimentos na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário